domingo, 28 de agosto de 2011

Segurança das empresas nas redes sociais

Algumas dicas para fazer o uso correto desses sites
O uso e a popularidade das redes sociais crescem diariamente. Muitas empresas utilizam estes sites para promover produtos, soluções e estreitar relacionamentos. Mas será que estas organizações sabem realmente como fazer o uso correto desses sites? E, principalmente, conseguem definir o que pode ou não ser publicado?
De acordo com o mais recente Relatório de Ameaças à Segurança na Internet da Symantec (o ISTR - versão XVI), cibercriminosos utilizaram as ferramentas de atualização de notícias, chamadas 'feed' e fornecidas por sites de redes sociais populares, para disparar ataques em massa. O estudo identificou ainda que em 2010, 65% dos links maliciosos em feeds de notícias observados pela Symantec usaram URLs encurtados. Destes, 73% foram clicados 11 vezes ou mais.
Neste cenário, a Symantec apresenta algumas dicas que podem proteger as valiosas informações de negócios das empresas:
• Verifique o endereço do site de relacionamento e confira se o certificado de segurança não é suspeito, certificando-se de que você faz o login em serviços legítimos. Procure por "https" na barra de endereços do navegador, no lugar do "http".
• Pense duas vezes antes de fornecer sua data de nascimento real ou outras informações confidenciais às redes sociais. Mesmo algumas informações que possam parecer inocentes, como nomes dos animais de estimação ou a rua em que você cresceu, podem ser usadas por criminosos inteligentes em ataques mais convincentes.
• Verifique regularmente as configurações de privacidade para ter certeza de que sua conta e informações estão seguras com as regras originalmente selecionadas por você.
• Não responda "SIM" quando for solicitado a gravar sua senha no computador. Em vez disso, use uma senha forte gravada na memória ou armazenada em um programa de gerenciamento de senhas seguras.
• Não aceite solicitações para ser "amigo" ou "seguidor" de indivíduos que não conheça.
• Muito cuidado ao clicar em links presentes em mensagens; mesmo que de um "amigo" conhecido. É um método comum utilizado por invasores. Eles se passam por amigos e enviam mensagens perguntando algo como: "É você neste vídeo engraçado?"; quando na verdade não há vídeo algum. O usuário que tenta abrir o arquivo do "vídeo" é infectado por um malware.
• Nunca divulgue nas redes sociais mensagens que indiquem sua localização, especialmente se você estiver longe de casa. Também é desaconselhável publicar mensagens indicando que você estará longe de casa em uma data ou período específico, por exemplo, quando estiver de férias.
• Relate qualquer atividade suspeita ou potencialmente maliciosa aos administradores do site de relacionamento.
Sendo assim, antes de criar páginas nos sites de relacionamento, as empresas precisam pensar e estar atentas ao mercado, de forma a saber como agir na rede. Apesar de todos os benefícios, quando não utilizadas com cautela as redes sociais podem trazer preocupações para as organizações. As companhias precisam considerar o que pode ser divulgado, estabelecer políticas, ter ferramentas de controle para captação dos dados veiculados e educar os funcionários sobre a postura nas mídias sociais. Assim, podem compartilhar com clientes e outros públicos suas novidades com mais interatividade e dinamismo.

domingo, 21 de agosto de 2011

Carros que utilizam combustíveis alternativos já são realidade no Brasil

As fontes alternativas de energia ganharam força; na cabeça de todos estão os impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis.
Os carros híbridos foram uma das principais soluções encontradas para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Geralmente, esses modelos têm dois motores, um tradicional a combustão e outro elétrico. Com essa combinação, o consumo de um modelo híbrido como esse, com mais de 190 cavalos de potência, é quase 10% menor do que um automóvel Flex 1.0.
Adriana Carradori, gerente de produto da Ford complementa falando dos níveis de poluentes: "Temos 2 grandes benefícios: o 1º é a economia de combustível, porque quando você tem um motor elétrico funcionando sozinho ou em conjunto com um motor a combustão, o carro gasta menos gasolina; O outro benefício é com o meio ambiente, porque você emite menos poluentes".
O motor elétrico dos carros híbridos atua em duas fases: na ignição e quando o automóvel está em baixa velocidade: "É o carro que decide, dependendo da forma como estiver conduzindo, qual o motor que será utilizado naquele momento. O carro pode funcionar somente com o motor elétrico até 35 km/h, mas se você acelerar, e o carro perceber que você está pedindo mais potência, o motor a combustão vai entrar para poder auxiliar o motor elétrico", explica Adriana.
Outra grande novidade vem de um combustível ainda mais alternativo. Um ônibus que está em operação desde dezembro de 2010 tem o motor é movido a hidrogênio. Ele usa o hidrogênio como fonte de energia, e transforma esse combustível alternativo em eletricidade para alimentar o motor elétrico e suas baterias.
Ivan Regina, gerente de desenvolvimento e planejamento da EMTU explica como isso acontece: "Não há nenhum tipo de combustão a bordo do ônibus. O hidrogênio, entrando em contato com a água, fornece eletricidade que vai mover o motor elétrico. Então ele é um ônibus elétrico que uso o hidrogênio".
O ônibus movido a hidrogênio ainda é mais limpo e ecologicamente correto do que os carros híbridos.
"Nós recebemos nessa estação água e eletricidade e em um processo de eletrólise das moleculas de água, ou seja, o famoso H20, nós vamos partir o oxigênio que é devolvido a atmosfera. O H2 é separado, comprimido, filtrado e armazenado em tanques, onde os ônibus serão abastecidos com esse hidrogênio produzido", completa Ivan.
A performance do veículo é igual ou superior à dos ônibus convencionais movidos a diesel. Só com o uso do hidrogênio, tem autonomia de até 300 quilômetros. E, se for preciso, ainda consegue rodar mais uns 30 quilômetros com a energia reservada nas baterias. O veículo pode ser operado somente com a célula combustível, somente com as baterias ou utilizando os dois sistemas simultaneamente.
O combustível hidrogênio ainda é bem mais caro que o diesel. Mas, esse ônibus tem outros objetivos, além de preservar o meio-ambiente. A idéia por trás do projeto é trazer essa tecnologia para o Brasil. Além de nós, apenas outros quatro países possuem ônibus movidos a hidrogênio: Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Japão.
As baterias de alta voltagem que alimentam os motores elétricos tanto do carro quanto do ônibus movido a hidrogênio são carregadas o tempo todo enquanto os veículos estão em trânsito.

Segundo Adriana, o contrário do que muito gente pensa, você não precisa ligar o carro na tomada para abastecer a bateria. Ela é carregada de 2 formas: Pela frenagem, onde 94% da energia utilizada nesse processo é convertida em energia elétrica que abastece a bateria ou pela dissipada pelo motor a combustão.
Fechando a galeria dos veículos que usam combustíveis alternativos, chegamos aos carros totalmente elétricos. Um modelo japonês foi o primeiro carro 100% elétrico, produzido em grande escala. Com autonomia de 160 quilômetros com uma única carga, ele atinge a velocidade máxima de 145 quilômetros por hora. Já outro modelo chamou a atenção de todo mundo. Até o Obama deu um empurrãozinho para que o elétrico pegasse... Ele já está à venda nas lojas dos Estados Unidos. Mas, por enquanto, a novidade não atraiu tanto a atenção dos norte-americanos... O único problema é que pouquíssimos países têm infraestrutura energética para abastecer uma frota de carros elétricos: não há energia elétrica suficiente para todos...
Se você quiser conhecer as últimas novidades de carros elétricos e híbridos que foram apresentados no último salão do automóvel e conhecer um pouco mais sobre suas vantagens, acesse os links que estão nessa página. Além disso, você vai conhecer um híbrido que tem mais de 350 cavalos de potência e novas propostas de carros elétricos que surgem mundo afora. Acesse e fique por dentro.

Vídeo em: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/carros_que_utilizam_combustiveis_alternativos_ja_sao_realidade_no_brasil

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Visita técnica - Fumagalli

Os alunos do curso técnico em logística realizaram visita técnica na planta da Fumagalli Limeira em 11/08/2011.

domingo, 7 de agosto de 2011

Fusão entre Droga Raia e Drogasil

A Raia e a Drogasil anunciaram nesta terça-feira um acordo para união das empresas, dando origem à líder nacional no mercado de drogarias no Brasil.
Pelos termos da associação, a Raia será incorporada pela Drogasil. Cada ação da Raia será trocada por 2,29 novos papéis de emissão da Drogasil, segundo fato relevante conjunto das empresas.
Os atuais acionistas da Drogasil ficarão com 57% da nova companhia, enquanto os sócios da Raia terão parcela de 43% do capital da nova empresa, a Raia Drogasil.
Juntas, Raia e Drogasil tiveram receita bruta de R$ 4,1 bilhões em 12 meses até março, com Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) de R$ 224 milhões. A Raia Drogasil nasce com mais de 700 drogarias em nove Estados.
O controle da Raia Drogasil será compartilhado entre os acionistas que atualmente exercem o comando das respectivas empresas: famílias Pires Oliveira Dias e Galvão pela Drogasil e família Pipponzi e fundos geridos por Pragma e Gávea pela Raia.
Conforme as empresas, a Raia Drogasil seguirá listada no Novo Mercado da Bovespa e terá cerca de 50% de suas ações em circulação no mercado.
O estatuto da Raia Drogasil terá um mecanismo de proteção à dispersão acionária e os controladores assinarão um acordo de acionistas no qual vão se comprometer a não se desfazer de parcela relevante de suas ações por 10 anos, inicialmente todas elas.
O Conselho de Administração da Raia Drogasil terá nove membros, sendo três indicados por cada um dos dois grupos de sócios controladores e os três restantes independentes.
O atual presidente da Raia, Antônio Carlos Pipponzi, será o chairman da Raia Drogasil. O diretor-geral e de Relações com Investidores da Drogasil, Cláudio Roberto Ely, assumirá a presidência da empresa combinada.
O acordo será encaminhado às autoridades brasileiras de concorrência.
Em 26 de julho, Raia e Drogasil informaram que estavam negociando uma fusão. O anúncio ocorreu após as ações das empresas terem disparado na Bovespa, em meio a rumores no mercado de que ambas estavam avaliando uma união.
A Drogasil ocupa a vice-liderança entre as redes de drogarias nacionais, seguida justamente pela Raia.
Em junho do ano passado, a Drogaria São Paulo adquiriu a rede Drogão e assumiu o posto de maior rede farmacêutica paulista e nacional --que perderá para a Raia Drogasil.

Ranking de montadoras

Ranking de montadoras