sexta-feira, 27 de abril de 2012

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Governo estuda concessão dos aeroportos do Galeão e de Confins

24/04/2012 ÀS 16H22 - Por Fábio Pupo | Valor

SÃO PAULO - Embora o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, não tenha fornecido detalhes sobre as próximas concessões de aeroportos do governo federal, membros de sua comitiva confirmaram nesta terça-feira que estão em estudo as outorgas dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O governo não confirma oficialmente, alegando que o plano de outorgas dos aeroportos brasileiros, documento que definirá quais terminais serão concedidos e quais receberão investimentos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) ainda está em elaboração. Em entrevista concedida nesta terça-feira, durante seminário sobre infraestrutura aeroportuária ocorrido em São Paulo, o ministro Wagner Bittencourt afirmou que o governo deverá publicar o documento até o fim do ano. Anteriormente, o prazo divulgado pela própria secretaria era o primeiro trimestre de 2012.

Leilões podem mudar

Bittencourt também afirmou que o governo não descarta mudanças nos próximos leilões de concessão de aeroportos. “Estamos discutindo, algum aperfeiçoamento sempre existe”, disse o ministro, garantindo que não há previsão de data para a realização desses leilões.

Embora Bittencourt não tenha explicitado que mudanças são essas, nos bastidores comenta-se que o governo tem intenção de aumentar as exigências em relação à empresa estrangeira que deve integrar o consórcio, depois de uma companhia de menor porte ter vencido o leilão de Viracopos, em Campinas (SP) – aeroporto que o governo deseja que se transforme no maior da América Latina.

No último leilão, o edital exigia que a empresa do consórcio responsável pela operação dos terminais administrasse ao menos um aeroporto com movimento de pelo menos 5 milhões de passageiros ao ano. A intenção do governo seria aumentar a exigência para 10 milhões devido aos grandes números de movimentação dos terminais brasileiros. Por Guarulhos, por exemplo, passam mais de 25 milhões de passageiros ao ano.

Depois do leilão, o consórcio Aeroportos Brasil, que arrematou Viracopos, teve sua vitória contestada pelo segundo colocado, a sociedade liderada pela Odebrecht. O foco da argumentação do recurso foi justamente a operadora estrangeira do consórcio vencedor, a francesa Egis.








sábado, 21 de abril de 2012

3 PERGUNTAS QUE TODO EMPREENDEDOR DEVERIA FAZER


Quando se fala em montar um negócio, há quem mire setores aquecidos dos quais se espera um bom retorno financeiro. Alguns acreditam que observar a concorrência, avaliar o mercado, e traçar estratégias, enfim, elaborar um bom plano de negócios basta.

Especialistas ouvidos por Exame.com desaprovam esse tipo de postura e são categóricos: sucesso não é dinheiro. Uma série de questões antes e durante o funcionamento da empresa, em parceria com um bom planejamento e muita determinação, moldam um empreendedor com tudo para dar certo. "A principal característica de um empreendedor é a obstinação com que ele lida com as dificuldades encontradas para atingir seu objetivo", destaca o sócio da Rizzo Franchise, Marcos Rizzo.

Na visão do especialista, um empresário promissor é facilmente identificado. "Ele transparece toda a crença, o amor e a certeza no que faz". A boa notícia é que características empreendedoras são adquiríveis e não somente parte da personalidade da pessoa. Sendo assim, comece já a mudar seu pensamento. Incorporar algumas perguntas ao seu dia a dia pode ajudar na subida rumo ao sucesso.

1. O que me deixa motivado e feliz?

Como destaca o consultor Batista Gigliotti, a primeira etapa em qualquer negócio é o auto conhecimento. Segundo ele, o que cansa em um trabalho é menos a quantidade e mais a insatisfação. "O brilho nos olhos, que é o que vai convencer as pessoas sobre o sucesso do seu negócio, surge quando se tem afinidade com aquilo e não está fazendo só por dinheiro". Portanto, antes mesmo de começar é preciso saber exatamente onde se está entrando. "Auto conhecimento é difícil, mas fundamental."

2. Estou disposto a resistir ao fracasso?

O consultor Marcelo Cherto ressalta as frustrações constantes com que o empreendedor, para ter sucesso, deve aprender a lidar. "Em toda história de sucesso, há muito erro por trás". De acordo com o sócio do Grupo Cherto, os problemas e caminhos equivocados não devem ser encarados como uma coisa ruim. Para ele, o importante é errar, mas sempre com a intenção de acertar. "Não vale errar de propósito, por desleixo, negligência ou inconsequência. O que não dá certo, mas foi feito da melhor forma possível, preparado, pesquisado e planejado, vale como aprendizado."

3. Quem tem um problema que eu posso resolver?

"Um negócio só existe quando houver uma questão a ser resolvida e as pessoas estiverem dispostas a pagar pela solução mais do que ela custa para ser entregue", afirma Cherto. Ele diz ser comum empreendedores se apaixonarem por uma ideia e esquecerem de pensar se ela resolve e, pior, sem pensar se há consumidores potenciais para o produto ou serviço. "Não se pode ter um negócio para então procurar clientes, e, sim, o contrário."

Identificar a oportunidade certa é ideal, segundo Batista Gigliotti. Ele destaca algumas formas de conseguir realizar esta tarefa. "Tudo o que te incomoda no dia a dia ou coisas que você percebe que podem ser aprimoradas, além de tendências no setor podem guardar ótimas chances de negócios", destaca o consultor.

FONTE: www.exame.com enviado por Rafael Belineli 1º Log

quarta-feira, 18 de abril de 2012

INTERMODAL SOUTH AMERICA 2012 (18ª Edição) - 3ª Parte

Por fim, nesta 3ª Parte da matéria, ressalto a preocupação com a mão-de-obra que infelizmente em vários casos, não está à altura de cargos ou funções disponíveis no atual mercado de trabalho, pensando nisso, a LIEBHERR, apresentou o Vortex, um simulador para treinamento de operadores de grua:


Esta tela mostra para o instrutor, ou supervisor, como o operador em treinamento está se saindo na simulação.
 

Ao mesmo tempo, o operador tem a imagem projeto na sala de simulação, assim temos em tempo real a possibilidade de avaliação e correção de possíveis falhas ou erros do operador, sem prejudicarmos a operação na "vida real" ou paralisação de operações, que sabemos, custam muito caro para todos os envolvidos.




Precisamos de bons exemplos

Nessa semana perdemos mais uma jovem vítima das falhas de nossos governantes, ela se envolveu em acidente com moto. Eu piloto motocicletas há mais de trinta anos e sei que não é tão simples como as Autoescolas tentam ensinar. Hoje a habilitação de motociclista é uma simples autorização para que a pessoa aprenda a dirigir no trânsito caótico das cidades, convivendo com motoristas mal preparados, por vezes bêbados e com pedestres desatentos, o que exige atenção redobrada e habilidade na condução do veículo. Já tentei com algumas entidades promover um curso de direção defensiva para motos, mas ninguém com poderes maiores se compromete em realizar tal evento. E onde estão os bons exemplos, nossa juventude necessita de bons exemplos de vida, precisam de horizontes para perseguir, não podem ficar desamparadas quanto à educação, lazer e cultura. Sábado passado fui a uma igreja assistir a missa, por ter chegado às 19h na missa das 19h fiquei em pé na porta da igreja e comecei a analisar as situações que ocorriam no recinto. Embora tenha um teto alto, o clima dentro da igreja estava muito quente, um calor abafado que os ventiladores não davam conta de resfriar. Em certo momento da missa percebi que vários senhores, aparentando mais de sessenta anos e algumas mulheres com crianças pequenas estavam em pé durante muito tempo. Comecei a procurar lugares nos bancos, não para mim, mas para aqueles que mereciam um conforto maior, e eles existiam, mas as pessoas que estavam nos bancos prestavam atenção na oratória do padre. Este por sua vez, vendo as pessoas em pé e percebendo jovens sentados, perdeu a grande oportunidade de dar um bom exemplo e solicitar àqueles que estavam sentados conseguirem um lugar para os que estavam em pé e poderiam se sentar. Não quero criticar nenhuma religião, mas sim algumas atitudes que merecem serem revistas pelas pessoas. A boa educação e a civilidade estão perdendo terreno para o individualismo e para o egoísmo. Precisamos urgentemente mudar essa situação para que, no futuro não vivamos como em um filme de terror, onde pessoas matam e espancam pessoas pelo simples prazer ou para fazer parte de um grupo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

INTERMODAL SOUTH AMERICA 2012 (18ª Edição) - 2ª Parte

Outro stand que estava chamando a atenção, era o da Fly Emirates. O departamento de transporte aéreo da empresa, Emirates SkyCargo, estava exposto a maquete em escala, do principal avião de carga da empresa

Como podemos observar nesta imagem à esquerda, a capacidade de carga da aeronave (Boeing 777-300ER) é bastante ampla, aproximadamente 105 Toneladas de carga, ainda conta com linhas de assentos para a equipe de bordo. Outro diferencial da aeronave é a grande economia de combustível, em comparação com a autonomia que a aeronave apresenta. Por causa de sua enorme quantidade de destinados, a empresa está se firmando como uma das referências no setor.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

INTERMODAL SOUTH AMERICA 2012 (18ª Edição)

Em visita à este evento de grande importância para a Logística brasileira, ao lado da Movimat e outros eventos de grande porte, trouxe algumas imagens e detalhes de novas tecnologias e equipamentos que já estão, ou em breve estarão à disposição das empresas.
A proposta do evento, é quase em sua totalidade voltada para empresários das áreas de Logística, Comércio Exterior e Movimentação de carga. Um fato que me chamou a atenção foi a grande quantidade de softwares voltados para o Comércio Exterior, abrangendo desde datas, procedimentos, documentações e demais burocracias dos procedimentos de importação, exportações e até mesmo de situações de redução (ou isenção) de taxas de juros, impostos, etc., como o DrawBack.



Na área de equipamentos, o caminhão (duas fotos acima, deste post) possui um mecanismo que retira o container e descarrega o mesmo sem a necessidade de qualquer outros veículo ou equipamento especializado para este processo.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Rodovia em São Paulo inaugura pedágio por quilômetro rodado

Projeto piloto faz justiça aos motoristas que moram próximo às praças de pedágio.

Foto: Du Amorim/Governo de São Paulo

A partir desta terça-feira (10), os motoristas que trafegam no trecho entre Itatiba e Jundiaí, municípios do interior de São Paulo, poderão desfrutar do sistema de pagamento de pedágio por trecho percorrido. A rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) é a primeira do país a adotar a forma de tarifação, muito utilizada em países como Estados Unidos, Alemanha e Espanha.

Com o novo sistema, batizado de Ponto a Ponto, a cobrança é realizada eletronicamente, dispensando as praças de pedágio. Oito pórticos serão instalados ao longo dos 24 km da via. Antenas fixadas ao longo da rodovia registram a passagem por meio de tags instaladas nos veículos, sem necessidade de parada ou redução de velocidade.
Segundo o Governo de São Paulo, o valor do pedágio não subirá. O trecho inteiro vai continuar custando R$ 2, mas cada motorista vai pagar de acordo com o trecho percorrido. A base de cálculo é de R$ 0,08 por quilômetro rodado.

A instalação da tag não tem nenhum custo ao usuário e também não será cobrada mensalidade. O motorista precisará apenas adquirir créditos para a tag. Quem não aderir ao novo sistema de pagamento eletrônico continua a utilizar o modelo atual, com a tarifa cheia (R$ 2).

Moradores

A escolha da rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), segundo o governo paulista, é justificada pela necessidade de correção da distorção causada pela cobrança de pedágio aos moradores de nove bairros de Itatiba, localizados além da praça de pedágio.

Serão convidados a aderir a esta fase de testes do Ponto a Ponto um grupo específico de pessoas, moradores dos bairros que ficam além da praça de pedágio e que necessitavam pagar a tarifa completa para ir ao centro da cidade.

A previsão é que em maio o projeto seja implantado na Rodovia Santos Dumont (SP-75), que liga Campinas a Indaiatuba, e em julho, na via que corta Jaguariuna (SP-340).

Jacy Diello
Agência CNT de Notícias



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ferrovias movimentam 87,6% mais cargas em 15 anos

Transporte de contêineres aumentou 82 vezes no período, com crescimento de 149% nos empregos do setor, segundo ANTF AE | 09/04/2012 13:29

 A movimentação de cargas por meio das ferrovias no Brasil cresceu 87,6% entre 1997 e 2011 - durante os 15 anos das concessões do setor. O dado faz parte do balanço do transporte no modal, divulgado nesta segunda-feira pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

 Segundo o documento, o transporte de contêineres aumentou 82 vezes no período, com crescimento de 149% nos empregos do setor. Além disso, nos últimos 15 anos, o consumo de combustível nas ferrovias concedidas diminuiu em média 22%. Com isso, a produção na malha ferroviária cresceu 111,7% desde 1997, desempenho que a ANTF destaca ter sido duas vezes maior que o ritmo do PIB no mesmo período.

 No ano passado, o total de cargas transportadas no modal ferroviário chegou a 475 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 5 milhões de toneladas na comparação com 2010, informa a ANTF As cargas mais transportadas em 2011 foram o minério de ferro e o carvão mineral, que respondem por 76,61% do total. Já o agronegócio foi responsável por 11,51% da movimentação no setor, seguido por produtos siderúrgicos (3,77%) e derivados de petróleo e álcool (2,79%). O transporte de contêineres cresceu 23,7% em 2011 em relação ao ano anterior.

Conforme a ANTF, a expansão pode ser maior se forem solucionadas as dificuldades do transporte intermodal, com a construção de novos terminais e melhoria de acesso ferroviário aos portos. A associação também destaca a necessidade de ajustes no atual regime tributário. Investimentos As concessionárias de ferrovias no Brasil devem investir cerca de R$ 5,3 bilhões em 2012, superando os cerca de R$ 4,5 bilhões aplicados pelo setor durante o ano passado.

Estimativas da ANTF indicam que a movimentação de carga no modal deve passar de 475,1 milhões de toneladas úteis (TU) para 522 milhões TU em 2012. Com isso, a produção poderá saltar de 290,5 bilhões de "tonelada quilômetro útil transportada" (TKU) para 320 bilhões de TKU.

 O balanço também projeta a expansão do emprego este ano, passando dos atuais 41.455 postos de trabalho para 44 mil vagas. A malha ferroviária brasileira tem 28.614 quilômetros de extensão, dos quais quase a totalidade - 28.366 quilômetros - é operada por dez concessionárias privadas.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Varejo de alimentos passa a ser dominado por grupos estrangeiros


As quatro maiores redes, Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Cencoud, elevaram participação de mercado de 45% para 50%

Claudia Facchini, iG São Paulo | 30/03/2012 05:00

As quatro maiores redes de hipemercados e supermercados – os grupos Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Cenconsud - , elevaram sua participação no mercado brasileiro de 45% em 2010 para 50% em 2011, o que mostra que o processo de concentração no setor continua avançando, apesar do fraco número de fusões e aquisições.

A partir deste ano, quando o grupo francês Casino assume o controle acionário do grupo Pão de Açúcar, o varejo alimentar passará a ser dominado no Brasil por grupos de capital estrangeiro. A sede do Carrefour também fica na França, assim como a do Casino, enquanto o Walmart é americano e o Cencosud, chileno.

O único brasileiro que resiste entre os cinco maiores varejistas nacionais é o Zaffari, do Rio Grande do Sul. O Bretas, de Minas Gerais, que chegou a figurar entre os cinco maiores grupos do varejo alimentar, foi vendido para os chilenos do Cencosud em outubro de 2010.

Segundo números divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as quatro maiores empresas faturaram juntas R$ 111 bilhões em 2011, quando as vendas do setor totalizaram R$ 224,3 bilhões. Em 2010, as mesmas quatro empresas haviam registrado vendas de R$ 90,9 bilhões, enquanto o setor de autosserviço como um todo alcançou um faturamento de R$ 201,6 bilhões.

Euforia chilena

O único que não perdeu o apetite por aquisições no varejo alimentar brasileiro foi o grupo chileno Cencosud, que adquiriu a rede carioca de supermercados Prezunic no ano passado. A agressividade do Cencosud já foi criticada por concorrentes, que avaliam que os chilenos estão pagando múltiplos extravagantes por negócios no Brasil.

Com a elevação dos preços dos ativos no País, que passou a atrair uma avalanche de investimentos estrangeiros, o Grupo Pão de Açúcar, Walmart e Carrefour saíram de cena e não compraram ninguém nos últimos meses. Os três grandes varejistas também precisaram concentrar seus esforços na reestruturação de seus negócios.

Veja como ficou o ranking dos supermercados no Brasil:

Empresa Faturamento (2010) Faturamento (2011)
Grupo Pão de Açúcar* R$ 36,1 bi R$ 52,6 bi
Carrefour R$ 29,0 bi R$ 28,7 bi
Walmart** R$ 22,3 bi R$ 23,5 bi
Cencosud*** R$ 3,5 bi R$ 6,2 bi
Total 4 maiores R$ 90,9 bi R$ 111,0 bi
Total Setor R$ 201,6 bi R$ 224,3 bi

* Inclui as redes Extra, Pão de Açúcar, Ponto Frio e Casas Bahia

**Inclui as redes Wal-Mart, Sam's Club, Bompreço, Mercadorama, Nacional, Maxxi e Todo Dia

***Inclui as redes GBarbosa, Bretas e Prezunic

Fonte: Associação Brasileira de Supermercados (Abras)