segunda-feira, 30 de julho de 2012

Supermercados lançam código de barras que impede venda de produto vencido

Sistema servirá primeiro para mercadorias que são pesadas em balanças, como frios e hortifrutigranjeiros

 Pedro Carvalho, iG São Paulo | 07/05/2012 17:43:19

Os supermercados brasileiros poderão usar, a partir desta semana, um código de barras que alerta o consumidor se o produto estiver vencido, na hora de passar pelo caixa. Por enquanto, o sistema servirá somente para mercadorias que sejam pesadas na loja, como frios, hortifrutigranjeiros e pães. Nem todos os varejistas passarão a usar o sistema agora, apenas aqueles que optarem por implementá-lo.

O sistema foi desenvolvido a pedido dos supermercados, segundo a Toledo, empresa responsável pelo projeto. "Hoje, acontece de gerente ser preso se o supermercado vender produtos vencidos, por isso a preocupação do setor", conta Eduardo Miguez, gerente comercial da marca, que fornece balanças para redes como Pão de Açúcar, Wal-Mart e Angeloni. As novas balanças da fabricante trarão o sistema embarcado, mas ele também será vendido separadamente, para varejistas que queiram usá-lo nas lojas.

A informação sobre a validade não "caberia" num códigos de barras comum, chamado EAN 13. Por isso, o novo código - uma mistura do tradicional com o EAN 128, já usado pela indústria - é um pouco mais comprido. Além de impedir que um produto vencido seja registrado no caixa, o sistema também manda emails aos gerentes do supermercado para avisar sobre mercadorias que estejam próximas do vencimento.

"Quando um queijo é fatiado, a data de validade passa a ser outra, e pode acontecer de a bandeja ficar alguns dias exposta antes de ser vendida", exemplifica Miguez. "Neste caso, o novo código de barras já passa a levar em consideração, automaticamente, o novo prazo", diz. A fabricante não estima qual será a adesão ao sistema.

Para que produtos "não-pesados" em balança - como uma lata de atum, por exemplo - também passem a usar esse novo código de barras, seria preciso que cada fabricante integrasse seu sistema aos sistemas de caixa dos varejistas. Ou que houvesse um acordo entre setores da indústria, para criar uma padronização. Por isso, é mais fácil criar uma inovação no código para produtos pesados, através de uma fabricante de balanças - segundo Miguez, a Toledo fornece para cerca de 70% do varejo nacional.

A novidade será apresentada na Apas, maior feira supermercadista do País, que começou nesta segunda-feira (7) e vai até quinta (10). O evento estima receber 70 mil executivos do setor e gerar negócios da ordem de R$ 5 bilhões. 

 O novo código, mais comprido para caber a informação da validade, é adaptado do EAN 128, usado na indústria





domingo, 29 de julho de 2012

Portal Transporta Brasil

Caminhões serão equipados com motores Mercedes-Benz. A Foton e a Daimler se juntaram na China para criar uma nova fabricante de caminhões médios e pesados. Segundo as montadoras, a nova marca, Foton Daimler, foi criada para sacramentar a parceria das duas gigantes globais da indústria automobilística e a nova fábrica terá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão. Os caminhões Foton Daimler vão complementar a linha Auman, comercializada pela Foton na China, e contarão com os motores Daimler Mercedes-Benz de 490 cavalos que atende às especificações da norma Euro 5. A empresa espera vender 160 mil unidades dos novos modelos por ano. As fabricantes, juntas, construirão em breve um centro de operações na China para promover a projeção mundial dos caminhões. De acordo com as empresas, a parceria permitirá o desenvolvimento de produtos de baixo custo. Gradualmente, os caminhões da nova marca serão comercializados nos mercados russo, sul-asiático e centro-americano. A montadora não descarta lançar os modelos no Brasil, mas isso depende do desempenho dos produtos no mercado. Parcerias globais A Foton, com este casamento com a Daimler, realiza sua segunda grande parceria global em menos de três anos. Em 2009, a chinesa inaugurou uma planta de motores para veículos leves em conjunto com a Cummins. Tal parceria teve o êxito necessário para que os veículos comerciais leves da marca chegassem ao Brasil, por meio da importadora Foton Aumark do Brasil, que trouxe os modelos Aumark 1031 (caminhonete), Aumark 1051 (leve) e Aumark 1089 (leve; para aplicação urbana e interurbana). Até 2020, a Foton projeta se instalar em cinco países: Rússia, Índia, México, Indonésia e Brasil. Por aqui, o foco, a principio, é a produção de caminhões leves.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pneu fabricado com óleo de soja dura mais, diz Goodyear


Novo produto promete reduzir consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa

Agência Estado | 24/07/2012 15:49:59



A fabricante de pneus norte-americana Goodyear anunciou nesta terça-feira que pesquisadores do centro de inovação da empresa descobriram que o uso de óleo de soja na fabricação de um pneu pode aumentar em 10% a vida útil do produto, além de reduzir o volume de óleo derivado de petróleo usado na produção para até sete milhões de galões por ano.

A companhia informou ainda que testes na fábrica de pneus da Goodyear em Lawton, no Estado norte-americano de Oklahoma, mostraram que o uso de óleo de soja melhora a capacidade de mistura dos componentes.

Segundo a Goodyear, os compostos de borracha feitos com óleo de soja misturam-se mais facilmente com a sílica utilizada na produção de pneus. Isso pode aumentar a eficiência da produção, reduzindo o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa.

Os protótipos de pneus construídos em Lawton serão colocados à prova na área de testes da Goodyear em San Angelo, no Estado do Texas, nos próximos meses. Se o produto passar nos testes, a companhia projeta que os consumidores poderão adquirir pneus feitos com óleo de soja em 2015.

O United Soybean Board (USB), organização dirigida por agricultores que supervisiona iniciativas ligadas à soja, está ajudando a financiar o projeto da Goodyear, com uma doação de US$ 500 mil. As informações são da Dow Jones.