As fabricantes de suco de laranja criam juntas uma companhia com receitas anuais de R$ 2 bilhões
Os grupos Fischer e Votorantim acabam de acertar nesta sexta-feira um acordo de fusão em suas operações no setor de suco de laranja, no qual atuam por meio das empresas Citrosuco e Citrovita, duas das maiores companhias do setor. O negócio cria uma gigante global, com receitas anuais estimadas em R$ 2 bilhões. A companhia nasce com uma participação no mercado global de 25%.
Os termos financeiros da negociação não foram divulgados, apenas que os atuais controladores das companhias terão 50% cada na empresa combinada.
Segundo comunicado das empresas, a nova companhia contará com sete plantas industriais, sendo uma na Flórida, nos Estados Unidos, e outras seis no interior de São Paulo. As empresas detém 64 mil hectares de pomares próprios para a produção de laranja que representam, em média, 30% do processamento total, adquirindo os 70% restantes de mais de 2,5 mil produtores independentes.
As empresas, que atuam em todas as etapas da produção do suco, desde a formação dos pomares até a exportação, contarão com 6 mil funcionários, atingindo 10 mil colaboradores durante a safra.
Pelo acordo firmado entre os acionistas, Tales Lemos Cubero, presidente da Citrosuco, presidirá a nova companhia e Mario Bavaresco Junior, presidente da Citrovita, será o diretor-geral. O Conselho será formado por 50% de representantes de cada um dos acionistas.
As empresas Citrosuco e Citrovita deverão submeter a operação aos órgãos de defesa da concorrência no Brasil e nos demais mercados em que atuam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário