Sistema servirá primeiro para mercadorias que são pesadas em balanças, como frios e hortifrutigranjeiros
Pedro Carvalho, iG São Paulo | 07/05/2012 17:43:19
Os supermercados brasileiros poderão usar, a partir desta semana, um
código de barras que alerta o consumidor se o produto estiver vencido,
na hora de passar pelo caixa. Por enquanto, o sistema servirá somente
para mercadorias que sejam pesadas na loja, como frios,
hortifrutigranjeiros e pães. Nem todos os varejistas passarão a usar o
sistema agora, apenas aqueles que optarem por implementá-lo.
O
sistema foi desenvolvido a pedido dos supermercados, segundo a Toledo,
empresa responsável pelo projeto. "Hoje, acontece de gerente ser preso
se o supermercado vender produtos vencidos, por isso a preocupação do
setor", conta Eduardo Miguez, gerente comercial da marca, que fornece
balanças para redes como Pão de Açúcar, Wal-Mart e Angeloni. As novas
balanças da fabricante trarão o sistema embarcado, mas ele também será
vendido separadamente, para varejistas que queiram usá-lo nas lojas.
A
informação sobre a validade não "caberia" num códigos de barras comum,
chamado EAN 13. Por isso, o novo código - uma mistura do tradicional com
o EAN 128, já usado pela indústria - é um pouco mais comprido. Além de
impedir que um produto vencido seja registrado no caixa, o sistema
também manda emails aos gerentes do supermercado para avisar sobre
mercadorias que estejam próximas do vencimento.
"Quando
um queijo é fatiado, a data de validade passa a ser outra, e pode
acontecer de a bandeja ficar alguns dias exposta antes de ser vendida",
exemplifica Miguez. "Neste caso, o novo código de barras já passa a
levar em consideração, automaticamente, o novo prazo", diz. A fabricante
não estima qual será a adesão ao sistema.
Para que
produtos "não-pesados" em balança - como uma lata de atum, por exemplo -
também passem a usar esse novo código de barras, seria preciso que cada
fabricante integrasse seu sistema aos sistemas de caixa dos varejistas.
Ou que houvesse um acordo entre setores da indústria, para criar uma
padronização. Por isso, é mais fácil criar uma inovação no código para
produtos pesados, através de uma fabricante de balanças - segundo
Miguez, a Toledo fornece para cerca de 70% do varejo nacional.
A
novidade será apresentada na Apas, maior feira supermercadista do País,
que começou nesta segunda-feira (7) e vai até quinta (10). O evento
estima receber 70 mil executivos do setor e gerar negócios da ordem de
R$ 5 bilhões.
O novo código, mais comprido para caber a informação da validade, é adaptado do EAN 128, usado na indústria
Nenhum comentário:
Postar um comentário