terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Maior cargueiro do mundo atraca pela primeira vez no Porto de Tubarão


Embarcação da Vale é capaz de carregar 400 mil toneladas de minério de ferro e faz parte da nova super-frota da companhia

iG São Paulo | 31/01/2012 15:45

Maior navio cargueiro do mundo, com capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro, o Vale Rio de Janeiro, da Vale, atracou pela primeira vez no Porto de Tubarão, em Vitória (ES), nesta terça-feira. A operação é parte dos preparativos da companhia para receber regularmente no estado as maiores embarcações do tipo no mundo.

De 2008 até agora, a companhia vinha estudando o comportamento dos super-navios nas manobras de atracação. Mas com simuladores e apoio técnico da Capitania dos Portos do Espírito Santo.

A adaptação dos portos requer estudos de engenharia detalhados e muitas vezes investimentos adicionais em treinamento dos operadores, reforço dos berços de atracação e dragagem.

Até 2013, a companhia deverá ter a seu dispor 35 super-navios, entre próprios e de terceiros, encomendados a estaleiros na China e na Coreia do Sul. O Vale Rio de Janeiro é parte dessa nova geração de embarcações, classificadas como Valemax. Fabricado pelo estaleiro coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, tem 362 metros de comprimento e 65 metros de largura.

Com navios maiores, a companhia pretende reduzir o custo do frete por tonelada para competir com preços mais agressivos na Europa e na Ásia. A nova gestão da companhia já anunciou planos de vender os super-navios encomendados na gestão anterior, de Roger Agnelli - dos 35, 19 foram adquiridos pela Vale. Mas eles continuarão, ao menos em parte, a servir a companhia na mão de terceiros.

O Vale Rio de Janeiro está em sua terceira viagem. Antes, passou pelos portos de Ponta da Madeira, no Maranhão; Taranto, na Itália; e Roterdã, na Holanda. De Tubarão, irá para Sohar, em Omã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário