quinta-feira, 20 de agosto de 2009

INCOTERMS

· Atualizações sucessivas do INCOTERMS por inicativa da CCI – Câmara de Comércio Internacional

1. EXM – a partir do local de produção = a mercadoria é entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor
· é considerada uma venda no país de exportação.

2. FAZ – livre no costado do navio = o vendedor cumpre sua obrigação de entregar as mercadorias no porto indicado para embarque
· só pode ser usada no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre)

3. FOB – Livre a Bordo = o vendedor cumpre sua obrigação de entrega quando as mercadorias cruzam a amurada do navio, no porto de embarque designado.
· Só pode ser aplicada para o transporte marítimo ou de cabotagem

4. FCA – transportador livre = o vendedor deve entregar a mercadoria para o transportador indicado pelo comprador, no local determinado.
· o comprador arca com todas as despesas a partir deste ponto;

5. CFR – custo e frete = o vendedor deve pagar os custos e o frete necessário para levar as mercadorias até o porto de destino designado, todavia o risco de perda ou dano às mercadorias são transferidas do vendedor ao comprador no momento em que a mercadoria é embarcada.

6. CIF – custo, seguro e frete = o vendedor tem obrigação de arcar com todas as despesas, inclusive seguro marítimo e frete, até a chegada da mercadoria ao porto de destino.
· os demais encargos correm por conta do vendedor
· a condição CIF não é permitida nas importações brasileiras, uma vez que o seguro de transporte internacional de mercadorias importadas deve ser realizado através de seguradoras estabelecidas no Brasil.

7. CPT – transporte pago até ... = é o pagamento do frete pelo transporte das mercadorias até o destino designado pelo comprador.
· o risco por perda ou dano, bem como quaisquer despesas adicionais que ocorrerem após as mercadorias serem entregues ao transportador, transferem-se do vendedor para o comprador.
· Este tipo de transporte pode ser realizado por meio ferroviário, térreo, marítimo, cabotagem ou por uma combinação destas modalidades, inclusive o multimodal.
· O termo CPT exige que o vendedor proceda ao desembaraço das mercadorias para exportação.

8. CIP – transporte e seguros pagos até ... = é o pagamento do frete mais o seguro pelo transporte das mercadorias até o destino designado pelo comprador.
· é idêntico ao modo CPT, somente que neste modo o seguro também é pago pelo vendedor;

9. DAF – entregue na fronteira = o vendedor deve entregar a mercadoria no ponto combinado, mas antes da divisa aduaneira do país limítrofe.
· a partir deste momento, todas as despesas correm por conta do comprador;
· pode ser aplicado para qualquer modalidade de transporte, embora o transporte terrestre seja o mais utilizado;

10. DES – entregue a partir do Navio = o vendedor deve colocar a mercadoria à disposição do comprador a bordo do navio, não desembaraçada, no porto de destino designado.
· o vendedor é responsável por perdas e danos que porventura a mercadoria vier a sofrer durante o transporte até o porto de destino
· o desembaraço para importação devem ser providenciados pelo comprador
· esta fórmula deve ser utilizada apenas para transporte marítimo ou de cabotagem;

11. DEQ – entregue a partir do cais = o vendedor deve entregar a mercadoria desembaraçada ao comprador no cais do porto de destino
· é de responsabilidade do vendedor todas as despesas (inclusive direitos aduaneiros) bem assim como os riscos por perdas e danos até a entrega da mercadoria.
· Só utilizado para transporte marítimo ou de cabotagem

12. DDU – entregue direitos não pagos = o vendedor deverá colocar a mercadoria à disposição do comprador, no ponto designado no país de importação.
· o vendedor assume todas as despesas e riscos envolvidos até a entrega da mercadoria.
· O comprador será responsável pelo pagamento de taxas e impostos aduaneiros e demais encargos oficiais incidentes na importação e dos custos e riscos do desembaraço
· Este termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte;
13. DDP – entregue direitos pagos = o vendedor deverá entregar a mercadoria no país do comprador, assumindo todas as despesas e obrigações, incluindo os tributos da operação, em local designado pelo comprador.
· ao contrário do termo EXM, este termo é o que representa o máximo de obrigações para o vendedor
· este termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte.

· O saldo da Balança comercial de um país expressa a contabilização de suas operações comerciais em um dado período, e utilizam em seus cálculos os valores FOB das exportações e os valores CIF das importações

Um comentário:

  1. Bom dia!
    No nº 5 (CFR- custo e frete)é obrigatório um seguro marítimo para a mercadoria,seguro esse feito no país do comprador? O comprovativo de seguro deve acompanhar a mercadoria?
    Obrigado
    uabrenkor@hotmail.com

    ResponderExcluir